• Pedro

A saúde das articulações

Atualizado: 2 de nov. de 2021

O bem-estar e a performance do cavalo de competição dependem largamente, obviamente entre muitos outros aspetos, do correcto funcionamento e saúde das articulações. Pode parecer uma verdade de La Palice, mas o facto é que as articulações do cavalo de competição sofrem bastante devido ao treino diário intenso e às competições e devem merecer uma atenção especial por parte do cavaleiro, ou não fossem as articulações um dos factores críticos de sucesso de qualquer atleta. Da mesma forma, os cavalos mais velhos devem também merecer atenção neste particular. Uma cartilagem sã e uma adequada quantidade de líquido sinovial são essenciais para garantir articulações saudáveis.


Escolher os suplementos certos para a saúde das articulações não tem de ser complicado. Estudos recentes têm levado as farmacêuticas a desenvolver suplementos formulados à base de diferentes componentes fundamentais, isoladamente ou combinados entre si, a saber: Colagénio, Glucosamina, Sulfato de Condroitina, Ácido Hialurónico e Metilsulfonilmetano (MSM). Existem outros, mas estes são certamente os mais amplamente utilizados.



Colagénio


O Colagénio está presente e tem um papel fundamental na integridade e funcionalidade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações. Os suplementos à base de Colagénio tipo 2 ajudam a proteger as cartilagens das pressões e impactos resultantes de exercícios físicos intensos e repetitivos. O uso destes suplementos é uma ótima opção para auxiliar o metabolismo a repor o Colagénio, além de evitar e auxiliar na diminuição da dor resultante do desgaste das articulações.


Glucosamina


É, provavelmente, o componente mais amplamente estudado para o tratamento e suporte às cartilagens e está provado que ajuda a aliviar o desconforto do cavalo em apenas alguns dias após o início do tratamento. Estudos demonstram que pode retardar a degradação da cartilagem e pode mesmo estimular a cura. Uma dose eficaz vai de 6 a 10g por dia, sendo as doses mais elevadas adequadas a cavalos sob treino intenso ou nas primeiras semanas de tratamento.


Condroitina


O Sulfato de Condroitina é um dos principais componentes das cartilagens, ossos e tecidos conjuntivos como a parte branca dos olhos. O aumento do conforto proporcionado pela Condroitina nem sempre é tão óbvio quanto o da Glucosamina, embora alguns estudos mostrem que cavalos sob administração de Condroitina pareçam mover-se com maior fluidez. O maior benefício da Condroitina parece estar na prevenção do colapso da cartilagem. Uma dose eficaz está entre 1,25 e 5g por dia.


Pesquisas mais recentes mostram que os melhores resultados são obtidos quando se usam combinações de Glucosamina e Condroitina, em vez de usar qualquer uma das substâncias isoladamente, tornando a Glucosamina e a Condroitina nos principais componentes de qualquer programa de suplementação articular. O ideal, portanto, é escolher um suplemento para articulações que contenha ambos.


Ácido Hialurónico (HA)


Sendo um componente importante da própria cartilagem e do fluído sinovial, este último o responsável pela lubrificação de todo o sistema osso-cartilagem, o Ácido Hialurónico está disponível como suplemento oral e é particularmente eficaz no alívio do desconforto. A dosagem aconselhada é de cerca de 100mg por dia.


O Ácido Hialurónico pode ser encontrado, isoladamente, em uma grande variedade de suplementos em pó e pelets e é muito fácil de administrar devido ao seu sabor agradável e baixo custo. A adição de apenas 20mg a um produto combinado de Glucosamina e Condroitina pode fazer a diferença em alguns cavalos. Noutros, quando o cavalo não responde imediatamente e de forma eficaz, poder-se-á ter que aumentar a percentagem de Ácido Hialurónico.


Metilsulfonilmetano (MSM)


A composição do MSM contribui para a síntese de proteínas estruturais e aminoácidos, principalmente da Condroitina e do Ácido Hialurónico já mencionados acima, desempenhando assim um importante papel na manutenção da estrutura e mobilidade das articulações, tendões, ligamentos e outros tecidos conjuntivos, bem como na prevenção de desgastes articulares provocados por atividades físicas de impacto ou por redução na produção de Colagénio com o envelhecimento do cavalo. Paralelemente, potencia a diminuição de algumas moléculas associadas à inflamação, promovendo assim uma considerável função anti-inflamatória.


Depois, cada cavalo é um cavalo e um suplemento eficaz num animal pode não funcionar tão bem noutro. Só a experimentação e a observação atenta da resposta ao tratamento, vão poder ditar qual o melhor suplemento para um determinado “atleta”.


Na THB dispomos de uma gama alargada de suplementos para articulações, de diferentes marcas e formulações, dos quais destacamos os seguintes produtos premium:

Fala com o teu cavalo e com o veterinário e diz-nos o que precisas!


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mantas

 
  • Facebook ícone social
  • Instagram